Muitos acidentes poderiam ser evitados caso os motoristas diminuíssem vícios como o uso do celular ao dirigir, a ingestão de bebidas alcóolicas, velocidade em excesso e respeitassem as sinalizações de trânsito. Para motoristas de caminhão, é possível contar com um sistema de gerenciamento de risco, que atua como uma forma preventiva, disponibilizando recursos para reduzir os riscos da jornada e proporcionar seguranças aos motoristas.
O último anuário estatístico do Denatran revela que foram computados 400 mil acidentes de trânsitos com vítimas, sendo eles 116.201 envolvendo caminhões. São Paulo é disparada a cidade com maior número de acidentes.
Quando estiver na estrada, ou em cidades, e presenciar ou se envolver em um acidente há algumas medidas que devem ser tomadas.
Em caso de acidentes sem vítimas:
- É necessário retirar os veículos da pista para não interromper o fluxo. Esta medida é uma lei e pode haver multa caso não seja cumprida.
- Anote as informações dos condutores e o local do acidente. Caso sejam visíveis infrações como embriaguez ou motorista sem habilitação, deve-se acionar a polícia pelo 190 e esperar no local.
- Sinalize o local com o triângulo para avisar os motoristas que estão chegando pelo caminho.
- Caso seja possível, preste os primeiros socorros. Nunca se deve mexer ou retirar as vítimas do local.
- Ligue para o 193 e aguarde a chegada do socorro médico.
São muitos os casos de acidentes e crimes acontecendo diariamente nas estradas em todo o país, e a cada dia aumentam cada vez mais o número de mortos e feridos em acidentes de trânsitos, segundo pesquisa da Seguradora Líder, responsável pela administração do consórcio de seguradoras que operam no Seguro Obrigatório de Veículos Automotores (DPVAT).
O Trânsito no Brasil e os Acidentes nas Estradas
O trânsito brasileiro é regulamentado pela Lei 9.503/97 – Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e pelas Resoluções complementares, também os Estados complementam a legislação por meio de Portarias e Decretos. Ressaltando que os municípios também possuem autonomia para ajustar detalhes do trânsito, adequando ás cidades que se diferem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário