A prevenção dessas doenças pode começar pelo cuidado do próprio trabalhador, que deve ficar atento aos sintomas mais comuns, além da responsabilidade da empresa, em oferecer condições adequadas no ambiente laboral, em conformidade com as normas de trabalho previstas na legislação.
O computador faz parte da rotina de inúmeras pessoas, tanto para uso profissional quanto para ao doméstico e ao lazer. No entendo, a comodidade do computador trouxe riscos à saúde do usuário. Assim como a televisão, o computador estimula o sedentarismo. Além disso, pode causar doenças relacionadas à visão, mente, músculos, articulações e postura. É importante ressaltar, que devido ao uso do excessivo e mal orientado do computador, jovens e crianças podem estar desenvolvendo doenças tipicamente adultas, derivadas das atividades profissionais.

Além dos fatores psicológicos que podem afetar os trabalhadores, não podemos nos esquecer de que outras doenças, também muito comuns, porém, com sintomas fisiológicos, estão diretamente relacionadas ao uso inadequado das tecnologias no ambiente laboral, como por exemplo, patologias que surgem pela inflamação de tendões.
Portanto, é fundamental que as empresas estejam sempre atentas aos procedimentos implantados para uma determinada convergência tecnológica, de forma a proporcionar aos seus funcionários as condições adequadas para adaptação.
Fonte: Medicina e Engenharia de Segurança do Trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário