Entre em contato:

Entre em contato:
e-mail: flavio@amputadosvencedores.com.br

telefones: (43) 3338-1791 e 9997-6275

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Doenças ocupacionais podem ser causadas pelo uso contínuo de computadores

As tecnologias, cada vez mais presentes no cotidiano das empresas, influenciam, segundo especialistas, para o desenvolvimento de doenças ocupacionais. Muitas dessas patologias surgem sem sintomas fisiológicos, comprometem o estado psicológico do trabalhador e podem estar relacionadas, por exemplo, ao uso continuo e inadequado do computador.



A prevenção dessas doenças pode começar pelo cuidado do próprio trabalhador, que deve ficar atento aos sintomas mais comuns, além da responsabilidade da empresa, em oferecer condições adequadas no ambiente laboral, em conformidade com as normas de trabalho previstas na legislação.
O computador faz parte da rotina de inúmeras pessoas, tanto para uso profissional quanto para ao doméstico e ao lazer. No entendo, a comodidade do computador trouxe riscos à saúde do usuário. Assim como a televisão, o computador estimula o sedentarismo. Além disso, pode causar doenças relacionadas à visão, mente, músculos, articulações e postura. É importante ressaltar, que devido ao uso do excessivo e mal orientado do computador, jovens e crianças podem estar desenvolvendo doenças tipicamente adultas, derivadas das atividades profissionais.


Essas doenças ocupacionais afetam, diretamente, o estado psicológico do trabalhador e podem ser identificadas pelos sintomas mais comuns, como por exemplo, ansiedade, estresse e fadiga. Nesse cenário tecnológico as empresas, constantemente, exigem a atualização e a capacitação de seus funcionários, diante do surgimento das tendências que alteram as rotinas de trabalho nos ambientes laborais. Durante o período de adaptação e treinamento para atuação em um novo cenário tecnológico, muitos trabalhadores sofrem com o acumulo de exigências cognitivas e a sobrecarga mental.





 Além dos fatores psicológicos que podem afetar os trabalhadores, não podemos nos esquecer de que outras doenças, também muito comuns, porém, com sintomas fisiológicos, estão diretamente relacionadas ao uso inadequado das tecnologias no ambiente laboral, como por exemplo, patologias que surgem pela inflamação de tendões.



Portanto, é fundamental que as empresas estejam sempre atentas aos procedimentos implantados para uma determinada convergência tecnológica, de forma a proporcionar aos seus funcionários as condições adequadas para adaptação.



Fonte:  Medicina e Engenharia de Segurança do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário