Entre em contato:

Entre em contato:
e-mail: flavio@amputadosvencedores.com.br

telefones: (43) 3338-1791 e 9997-6275

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Família Peralta palestra na Empresa Frísia Cooperativa em Carambei-PR 2015





                               Imagens pessoais da palestra realizada na sede em Carambei-PR em Agosto de 2015


 Conheça um pouco a história da Empresa de muito trabalho e união dos colonizadores Holandeses.

A história da Empresa  Frísia Cooperativa Agroindustrial começa em 1911 quando as primeiras famílias holandesas se estabeleceram na região dos Campos Gerais, motivadas por um plano de colonização estabelecido pela Brazil Railway Company (empresa inglesa especializada na construção de linhas férreas), que vendia terrenos aos colonizadores, com um prazo de dez anos para pagar. Coube a esses pioneiros, em 1925, uma das primeiras iniciativas de criar uma cooperativa de produção no Brasil, com sete sócios e uma produção leiteira de 700 litros/dia, produzindo manteiga e queijo que eram comercializados em Ponta Grossa, Castro, Curitiba e São Paulo. Isso só foi possível graças à união das quatro fabriquetas existentes, originando a Sociedade Cooperativa Hollandeza de Lacticínios. 


Três anos depois, a sociedade deu origem à marca Batavo. Em 1954, surgiu a Cooperativa Central de Laticínios do Paraná Ltda (CCLPL) e a marca Batavo foi incorporada à ela para industrialização de produtos para o varejo. Desde então, a Cooperativa focou-se na produção agropecuária, buscando atender ao seu quadro social na comercialização, aquisição de insumos e assistência técnica.

Em agosto de 2015, a Batavo Cooperativa Agroindustrial decide mudar sua denominação social para Frísia Cooperativa Agroindustrial, desvinculando-se do antigo nome Batavo em virtude de sua venda para o mercado varejista. Sua história e sua essência permanecem a mesma, bem como estruturas, colaboradores e família de associados. Um importante passo para seu crescimento, trabalhando com marcas independentes para linhas de produtos. 

Frísia remete a uma província ao note da Holanda, fazendo menção a famílias de imigrantes que chegaram à região na década de 40, trazendo consigo novas técnicas e o gado puro de origem, que tanto contribuíram para tornar a bacia leiteira dos Campos Gerais como a mais expressiva do Brasil.     

Toda esta rica história pode ser vivenciada no Parque Histórico de Carambeí na própria cidade. Considerado um dos maiores museus a céu aberto do Brasil. A religião, a educação e a cultura europeia trazida pelos descendentes e adaptada são características observadas nas diversas obras que compõem o projeto.