Entre em contato:

Entre em contato:
e-mail: flavio@amputadosvencedores.com.br

telefones: (43) 3338-1791 e 9997-6275

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

IBDD- Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Qual o significado da palavra “deficiência”?
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde, deficiência é o substantivo atribuído a toda a perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica. Refere-se, portanto, à biologia do ser humano.

Quem pode ser considerado deficiente?
 
A expressão “pessoa com deficiência” pode ser atribuída a pessoas portadoras de qualquer tipo(s) de deficiência. Porém, em termos legais, esta mesma expressão é aplicada de um modo mais restrito e refere-se a pessoas que se encontram sob o amparo de determinada legislação.

É designado “deficiente” todo aquele que tem um ou mais problemas de funcionamento ou falta de parte anatômica, embargando com isto dificuldades a vários níveis: de locomoção, percepção, pensamento ou relação social.


Quais os vários tipos de deficiência?
 
A pessoa especial pode ser portadora de deficiência única ou de deficiência múltipla (associação de uma ou mais deficiências). As várias deficiências podem agrupar-se em quatro conjuntos distintos, sendo eles:

•Deficiência visual
•Deficiência motora
•Deficiência mental
•Deficiência auditiva
IBDD-  Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência 



 É uma organização não governamental, sem fins lucrativos, criada em 1998 com uma proposta diferente. Contrário  a políticas assistencialistas, o Instituto trabalha desde o início  pela construção da cidadania das pessoas com deficiência de  forma a que elas se tornem sujeitos ativos de seus direitos e lutem contra o preconceito em torno da questão. Considerando a situação de exclusão social na qual estão inseridas,  decorrente do descaso do poder público e da desinformação  por  parte  de  diferentes  setores  da  sociedade,  as  pessoas  com deficiência enfrentam diariamente problemas estruturais  graves que prejudicam o exercício de sua cidadania e mesmo  sua  sobrevivência,  como  a  inacessibilidade  dos  transportes  coletivos, o desemprego e a discriminação.

O  Instituto  tem  como  linha  de  ação  o  desenvolvimento  de  projetos  exemplares  de  inclusão  social.  Para  a  pessoa  com  deficiência oferece atendimentos pessoais, apoio à pessoa,  escritório de defesa de direitos, capacitação profissional, inclusão no mercado de trabalho formal e promoção de atividades  esportivas. Para as empresas e demais instituições, consultorias  pro  bono,  otimização  do  emprego  dos  trabalhadores com deficiência e orientação com informações qualificadas e
atualizadas. Além disso, o Instituto atua para que a questão  da pessoa com deficiência seja entendida com sua real importância, em função do papel fundamental que tem para a  resolução das desigualdades sociais.

O IBDD oferece para as pessoas com deficiência os seguintes serviços:

 

Inclusão no mercado de trabalho

O IBDD busca a inclusão de profissionais com deficiência no mercado de trabalho a partir da parceria com diversas empresas, de diferentes portes e ramos de atuação. Para se candidatar às oportunidades, o profissional deve incluir seu currículo no cadastrado do site do IBDD. Assim que surja uma oportunidade dentro do perfil profissional da pessoa com deficiência que nos procura, o IBDD entra em contato para convocá-la para o processo seletivo.

Preparação para o emprego
O IBDD dispõe de um Centro de Desenvolvimento de Competências que proporciona capacitação técnica e atitudinal da pessoa com deficiência, tendo como foco a sua inserção no mercado de trabalho. Os alunos que tiverem interesse em realizar os cursos, devem incluir o seu currículo no site para que ele seja analisado. Caso haja um curso dentro do perfil de demanda da pessoa com deficiência que nos procura, entraremos em contato para oferecê-lo.

Áreas de atuação do IBDD:

Apoio à Pessoa

 
Contribuir para que as pessoas com deficiência conheçam e  exerçam seus direitos é a principal responsabilidade do Apoio à Pessoa, que atende a quem procura o IBDD. Sua equipe especializada recebe a pessoa e, junto com ela, define o melhor  caminho para a efetivação dos seus direitos.

Defesa de Direitos

O escritório de advocacia do IBDD é o primeiro do Brasil especializado em direito da pessoa com deficiência, trabalhando  na aplicação da Lei 7.853/89 e demais legislações específicas.  Quando necessário, propõe novas leis. Também colabora com  outras instituições na organização de documentos necessários  à atuação na área.

Mercado de Trabalho
 
O IBDD procura colocar a pessoa com deficiência no mercado  de trabalho ajudando a superar as dificuldades que ela encontra  na conquista do emprego. Para as empresas, oferece serviços  23
e consultorias especializadas, programadas para atender cada  cliente. Para as pessoas com deficiência, além da permanente  procura por oportunidades de trabalho, oferece cursos básicos  de formação e orientação profissional.

Esporte
 
O  desenvolvimento  da  prática  esportiva  e  a  preparação  de  atletas de ponta para competições nacionais e internacionais são realizações do IBDD nesta área. O esporte é utilizado como recurso para reabilitação, integração social e conscientização da sociedade sobre o potencial da pessoa com deficiência. O IBDD conquistou nove medalhas de ouro e seis medalhas de  prata  nas   Paraolimpíadas  de  Sidney  (2000),  Atenas  (2004)  e  Pequim (2008).

Todos  os  serviços  do  IBDD  para  a  pessoa  com  deficiência são gratuitos. O IBDD já beneficiou cerca de 30 mil pessoas e demonstra que  a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho  tem uma ampla capacidade de gerar mudanças sociais.


 Teresa Costa d'Amaral, superintendente do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD)
 
Contato:
 

IBDD - Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Rua Artur Bernardes, 26-A - Catete - Rio de Janeiro / RJ CEP 22.220-070          
Tel.: (21) 3235-9290
E-mail: ibdd@ibdd.org.br     

Site: www.ibdd.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário